Vítimas eram idosos que foram atendidos nos hospital municipal de Belterra, HCS e HRBA, em Santarém. Belterra, no oeste do Pará
G1 Santarém/Arquivo
Chegou a 10 o número de óbitos provocados pelo novo coronavírus no município de Belterra, no oeste paraense, sendo que três dessas mortes aconteceram nas últimas 24h. A informação foi divulgada através das redes sociais da Prefeitura na quinta-feira (11), e confirmada pelo prefeito Jociclélio Macedo nesta sexta (12).
Ao G1, o prefeito disse que é natural que uma parcela das pessoas acometidas por covid-19 apresente casos graves e explicou os três casos de mortes ocorridos em menos de 24h.
“Um dos casos foi um idoso que chegou ao hospital de madrugada, já com quadro de insuficiência respiratória, e em seguida faleceu, não deu pra fazer muita coisa por ele. O outro caso foi um paciente que diabético, com histórico de doença coronariana, que estava internado há mais de uma semana, saturando baixo e necessitando de oxigênio e que foi transferido para o HRBA, onde foi reanimado após sofrer parada cardíaca, que depois voltou e ele morreu”, contou o prefeito, que também é médico.
Com relação ao terceiro óbito, Jociclélio disse que o leito no HRBA, que ficou vago após a morte do segundo paciente, foi ocupado por um idoso. “Ele já foi para o hospital em estado grave, com comprometimento no pulmão e saturando abaixo de 90%. Ele faleceu durante a madrugada”.
Em números
Em Belterra, atualmente, são 129 pessoas com casos confirmados de coronavírus, sendo que 53 estão em tratamento domiciliar e 8 hospitalizados em Belterra e nos Hospitais de Campanha de Santarém e Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são 139 pessoas em monitoramento domiciliar.
O Hospital de Belterra possui 15 leitos para tratamento da covid-19, sendo que 5 estão ocupados por pacientes que apresentam estado estável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui