Segundo a Sanepar, rodízio tem duração de 24 horas, com prazo de até 12 horas para a normalização; companhia orienta que moradores façam uso racional da água, priorizando alimentação e higiene. Companhia orienta que moradores devem fazer uso racional da água
Jonathan Lins/G1
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, nesta quarta-feira (17), a programação do rodízio no abastecimento de água em bairros de Curitiba e da Região Metropolitana até sábado (20).
Conforme a Sanepar, a suspensão do abastecimento no rodízio tem previsão de duração de 24 horas. A partir disso, o abastecimento pode demorar até 12 horas para ser normalizado.
A tabela divulgada pela companhia nesta quarta-feira, aponta que, em alguns bairros, a normalização do serviço deve ocorrer na segunda-feira (22).
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO RODÍZIO
Fazem parte do rodízio, de acordo com a Sanepar, bairros de Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campo Magro, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Campina Grande do Sul.
Emergência hídrica
Em maio, diante da longa estiagem que atingiu a capital e a Região Metropolitana, sem previsão de volume de chuva suficiente para a normalização, a companhia informou que o rodízio deve ser mantido até o fim de setembro.
O sistema de rodízio no abastecimento começou em 14 de março, após uma estiagem severa em várias regiões do Paraná, e foi ampliado para mais regiões.
Apesar de uma melhora da estiagem no estado, durante o mês de maio, a situação de emergência hídrica continua, de acordo com anúncio do Governo do Paraná, que ressalta a necessidade do abastecimento em sistema de rodízio em algumas regiões.
Falta de chuva compromete capacidade dos reservatórios na Região Metropolitana de Curitiba
RPC Curitiba
Dicas de consumo
A Sanepar alerta a população para o uso racional e econômico da água, com a adoção de novos hábitos que priorizem a alimentação e higiene pessoal. Veja abaixo:
Evite lavar carros, calçadas e quintais;
Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;
A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças;
A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada;
Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo;
Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta;
Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
Segundo a Sanepar, residências que têm caixa-d’água de pelo menos 500 litros conseguem ficar abastecidas durante o período de 24 h.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui