Municípios da Zona da Mata e do Agreste receberão os equipamentos de proteção que foram doados pelo banco Itaú. Gravatá, no Agreste, é uma das cidades que receberão as máscaras
Anderson Souza / SECOM Gravatá
O governo de Pernambuco tem preocupação específica com 85 cidades do Agreste e Zona da Mata, cujos indicadores da Covid-19 não caíram como na maior parte do estado. Esses municípios receberão um milhão de máscaras de tecido, doadas pelo banco Itaú à administração estadual.
Confira o cronograma e fases do plano de flexibilização
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: veja perguntas e respostas
O número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 e da demanda por leitos no sistema de saúde ainda não apresentaram uma redução significativa nessas cidades. Entre elas, estão Caruaru, Garanhuns, Goiana e Palmares.
Por isso, essas cidades não avançaram como o restante do estado no plano de retomada econômica. Estão na etapa 2, enquanto as outras cidade avançam para a etapa 4.
Com a distribuição dos equipamentos de proteção, a meta do governo é reforçar a prevenção nessas cidades que não avançaram para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.
A quantidade de máscaras para cada cidade será definida a partir de fatores como o número de habitantes e de casos confirmados da doença. A distribuição varia entre 3 mil e 50 mil unidades, por município.
A logística de entrega, também uma doação da empresa Ebrasil, começará ainda este mês, segundo o estado. Uma vez nos municípios, caberá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) a responsabilidade pela distribuição direta à população.
Além desses 85 municípios, as máscaras serão distribuídas a moradores de comunidades indígenas. Essas localidades receberão 110 mil itens de proteção individual.
Os movimentos sociais da Região Metropolitana do Recife serão beneficiados com 150 mil máscaras. Nos terminais de transporte intermunicipal, serão distribuídas 34 mil unidades.
As máscaras são feitas de tecido e seguem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, podendo ser reutilizadas após a lavagem.
Coronavírus em Pernambuco
Pernambuco ultrapassa 4 mil mortes por Covid-19
Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (17), mais 50 óbitos, ultrapassando assim a marca de 4 mil mortes causadas pela Covid-19 (veja vídeo acima). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 4.009 registros de pessoas que faleceram com a doença causada pelo novo coronavírus
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui