Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, 540 testes positivos e 23 óbitos por Covid-19 ocorreram nas últimas 24 horas. Leito de internação em UTI no Piauí
CCOM
O Piauí registrou mais 540 testes positivos nesta quarta-feira (17) e contabiliza agora 12.099 casos confirmados de coronavírus. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, 23 óbitos por Covid-19 ocorreram nas últimas 24 horas, totalizando 421 mortes pela doença.
As vítimas são 14 homens e nove mulheres. Os do sexo masculinos são de Beneditinos (67 anos), Floriano (45 anos), Pedro II (75 anos) e Teresina ( 27, 47, 50, 63, 64, 65, 73, 75, 83, 88 e 89 anos).
Já as mulheres são de Água Branca (81 anos), Luzilândia ( 62 anos), Pedro II (75 anos) e Teresina ( 35, 47, 66, 75, 83 e 84 anos).
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Dos 540 casos confirmados no boletim, 242 são homens e 298 são mulheres com idades que variam de três meses a 99 anos.
Lagoa Alegre entra na lista de municípios atingidos pela pandemia. Agora, são 187 cidades que possuem casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 83,48 % dos municípios piauienses.
No Piauí, o plano de flexibilização dividiu os setores da economia em três fases. Na primeira etapa, o estado autorizou empresas dos ramos da construção civil, saúde e automobilístico a realizarem protocolos para liberação das atividades. Devido ao aumento da taxa de transmissão do coronavírus, novas liberações foram suspensas.
Comerciantes de Parnaíba aguardam autorização para retomada das atividades
O Ministério Público do Piauí orientou a todos os prefeitos dos 224 municípios do estado a seguirem ao decreto de isolamento do governo do estado. O MP alertou para o risco dos gestores responderem por improbidade administrativa em caso descumprimento. De acordo com a APPM (Associação Piauiense dos Municípios), seis cidades já voltaram atrás da decisão de flexibilizar as atividades e cinco relaxaram regras de isolamento.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui