Campinas e Sumaré anunciaram mais vagas até 15 de junho do que em todo o mês de maio. Comércios foram autorizados a reabrir pelo Plano São Paulo do governo estadual. Postos de Atendimento ao Trabalhador da região apontam aumento no número de vagas
A flexibilização da quarentena contra o coronavírus, com a reabertura dos comércios e alguns serviços permitidos pelo governo estadual no Plano São Paulo, causou um reflexo positivo na geração de vagas de emprego. Em Campinas (SP), por exemplo, o órgão municipal ofereceu 66 vagas em maio e já foram 84 até 15 de junho. A mesma tendência de alta ocorre em Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP).
No Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas, os candidatos às vagas têm agendado horários para a realização de entrevistas. Na manhã desta quinta-feira (18), algumas pessoas aguardavam a vez em frente ao órgão.
“Faz quatro anos que estou parado. Trabalhei em várias áreas, auxiliar de produção, repositor e atendimento ao cliente”, conta Guilherme Rodrigues Pedro, desempregado.
“Fiquei quase um ano parado. Então, essa sensação é satisfatória, saber que você vai conseguir fazer uma entrevista e pode ser que arrume um emprego”, afirma Higor Juvêncio, que foi chamado para participar de um processo seletivo.
Os órgãos ressaltam a importância da qualificação dos candidatos nesse período, para que sejam aproveitados nas oportunidades abertas.
reabertura de comércio na pandemia contra o coronavírus aumentou oferta de vagas de emprego na região de Campinas
Reprodução/EPTV
‘Recuperação da confiança do empresariado’
Segundo o economista Haroldo Torres, por conta da quarentena, abril foi o pior mês da economia brasileira dos últimos 40 anos. O pagamento do auxílio emergencial às famílias gerou uma expectativa de reabertura na economia.
“Levou a uma recuperação da confiança do empresariado. Vamos começar a ter, a partir de agora, taxas positivas, mas muito baixas. Nós só vamos ver um cenário [similar] ao que era antes da pandemia em 2021”, explica.
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui