Poderão ser testados aqueles com sintomas como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e paladar. Zona Noroeste é a segunda região de Santos com mais casos de coronavírus
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, promove neste sábado (20) e domingo (21) a ‘Blitz Covid-19’ para aplicar testes rápidos nos moradores da Zona Noroeste. A região é a segunda da Cidade com mais casos confirmados da doença. O atendimento será feito das 8h às 14h, em oito locais (confira os endereços abaixo).
Segundo informações da administração municipal, poderão ser testados aqueles com sintomas como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e do paladar. Para realizar o teste, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.
Mais de 400 servidores municipais foram mobilizados, sendo que 300 deles são agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem, responsáveis pelo cadastro e triagem dos casos suspeitos. Os munícipes passarão por aferição de temperatura a distância (termômetro de testa) e da oxigenação no sangue (oxímetro).
Quem atender os critérios serão submetidos ao teste rápido. O teste aponta se há presença de anticorpos do tipo IgM (fase aguda) ou IgG (fase de cura). Ou seja, indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou se está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.
O resultado fica pronto em 15 minutos e será informado por meio do telefone cadastrado. Caso o exame dê positivo, o morador será orientado a iniciar o isolamento domiciliar e a fazer o teste RT-PCR (laboratorial) na rede municipal de saúde.
Quem decidir procurar pelo serviço neste fim de semana deverá usar máscaras de proteção e manter distanciamento social das outras pessoas, evitando assim aglomerações. Todos que passarem pelos exames receberão um kit de higiene preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, contendo um frasco de álcool em gel, um pote de creme hidratante, um sabonete e pasta de dente.
Confira os endereços
Subprefeitura da Zona Noroeste – Av. Nossa Senhora de Fátima, 456 (Chico de Paula)
Centro Cultural e Esportivo M. Nascimento – Av. Jovino de Melo x Rua João Fraccaroli (Bom Retiro)
Centro Cultural da Zona Noroeste (Sambódromo) – Av. Afonso Schmidt, s/nº (Areia Branca)
Policlínica do Rádio Clube – Av. Hugo Maia, s/nº
CEU das Artes – Praça da Paz Universal, s/nº (Castelo)
Instituto Arte no Dique – Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349 (Rádio Clube)
Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire, s/nº
Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves, s/nº

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui