Governador diz que número de casos de pessoas que chegam contaminadas ao estado cresceu “339% nos últimos cinco dias” e afirma que Agência não controla a chegada de ônibus clandestinos. Rui Costa falou sobre transporte clandestino interestadual nesta segunda-feira
Reprodução
O governador da Bahia, Rui Costa, informou, nesta segunda-feira (22), que houve aumento no número de casos de pessoas que chegaram ao estado contaminadas pela Covid-19. Segundo Rui Costa, os passageiros chegam à Bahia com a doença através de ônibus interestaduais, alguns clandestinos, o que atrapalha o combate à disseminação do vírus.
“Quero chamar atenção aqui desta linha [do gráfico] relativa a ‘outros estados’, que são as pessoas que chegam contaminadas de outros estados. Número absurdo de crescimento, 339% nos últimos cinco dias. Infelizmente, o que está realimentando a doença na Bahia são as pessoas que estão chegando de outros estados por ônibus interestaduais”, disse Rui Costa em live realizada.
Rui Costa criticou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, segundo ele, não faz o controle da chegada de ônibus clandestinos no estado. No dia 10 deste mês, um ônibus clandestino que saiu de São Paulo desembarcou com nove pessoas infectadas por Covid-19 no município de Nova Soure.
“Nós conseguiríamos controlar mais, se não fosse pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que não controla absolutamente nada. Portanto, não controla a chegada de ônibus clandestinos, não favorece a emissão de liminares… A grande maioria dos ônibus… Eu tenho relato de prefeitos, que testam as pessoas que chegam e elas chegam positivas. Isso traz novas contaminações em cada município. Se estivéssemos conseguindo controlar a entrada e saída desses ônibus de outros estados, estaríamos em situação melhor na Bahia do que chegamos até agora”, afirma o governador da Bahia.
O G1 solicitou posicionamento sobre a afirmação do governador à Agência Nacional de Transportes Terrestres, que ficou de dar um retorno.
Outros casos
Em março, um ônibus que fazia transporte clandestino foi apreendido e dois motoristas foram autuados na BA-120, região da cidade de Valente, a 238 km de Salvador. À época, a Polícia Militar informou que o veículo transportava 32 passageiros, entre eles, idosos e crianças, alguns usando máscaras.
Em maio, a Polícia Militar apreendeu dois ônibus clandestinos com 92 passageiros que saíram de São Paulo com destino a Pindaí, Urandi e Guanambi, no sudoeste baiano. Barreiras sanitárias chegaram a ser montadas em pontos estratégicos pela ANTT, em conjunto com as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Sistema Municipal de Trânsito e Vigilância Sanitária. Contudo, alguns motoristas encontraram rotas alternativas.
Ainda em maio, mesmo com a rodoviária da cidade de Vitória da Conquista fechada, vídeos flagraram o desembarque de muitas pessoas do lado de fora e em frente ao terminal. Dois ônibus flagrados fazendo transporte interestadual clandestino foram apreendidos.
Confira mais informações do estado no G1 Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui