Curso, que está em sua segunda fase, realiza empréstimos de máquinas e tratores à pequenos produtores rurais. Saiba como se inscrever. Abertas inscrições para Programa de Mecanização Agrícola em Viçosa
Reprodução/TVCA
Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Programa de Mecanização Agrícola oferecido pela Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa.
O programa tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar na cidade, por meio de empréstimos de máquinas e tratores aos pequenos produtores rurais.
A Prefeitura custeia a metade do valor da hora/máquina de cada inscrito no projeto, para uso em atividades de preparação do solo, plantio, colheita e processamento.
Na segunda etapa da 23º edição do programa, serão disponibilizadas duas mil horas/máquina. O produtor poderá ter acesso a até oito horas de maquinário. A decisão do tempo de cada inscrito é feita com base no número de hectares de sua propriedade.
A primeira etapa do Programa de Mecanização Agrícola, realizada em fevereiro de 2020, oferecia até três horas/máquina aos agricultores.
Os interessados têm até dia 31 de agosto para se cadastrar, apresentando documentos que comprovem a posse ou a utilização da propriedade rural, como escrituras ou contratos de arrendamentos.
Além disso, também é necessária a entrega do Imposto Territorial Rural (ITR) em dia, cadastro ou certificado do imóvel rural, cartão do produtor rural, declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma foto 3×4.
As inscrições são feitas na sede da Secretaria de Agropecuária, no Centro Administrativo, localizado na Rua Gomes Barbosa, 803, no Centro da Cidade.
O horário de atendimento é das 7h às 17h. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo número (31) 3892-6249.