De acordo com a prefeitura, já puderam ser reabertos 45 estabelecimentos que se adequaram às normas de combate ao coronavírus. Mais de 170 estabelecimentos são fechados por desrespeitarem decreto em Sorocaba
Divulgação/Prefeitura de Sorocaba
A Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba (SP) já fechou 176 estabelecimentos, entre os dias 29 de junho e 7 de julho, por não cumprirem as determinações sanitárias para diminuir o número de casos de Covid-19 na cidade.
Na terça-feira (7), foram fiscalizados os comércios dos bairros Wanel Ville, Jardim Maria Eugênia, Vila Santana, Parque Laranjeiras e Jardim Santa Cecília. Nestes locais, a Fiscalização fechou 15 estabelecimentos por desacordo ao que determina o decreto municipal. Além disso, cinco locais foram reabertos por já terem se readequado aos procedimentos.
Acompanhe AO VIVO as notícias sobre a pandemia na região
Conforme o chefe de Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Proença, os fiscais atuam na orientação e já fecham os estabelecimentos na primeira visita, caso não estejam respeitando o decreto. Além disso, eles são notificados para que se regularizem.
A reabertura acontece em uma segunda visita, que deve ser solicitada ao setor após atendimento das regras estabelecidas. De acordo com a prefeitura, já puderam ser reabertos 45 estabelecimentos. Durante as ações, são repassadas orientações de distanciamento social, uso de álcool em gel 70% e uso de máscaras faciais.
Regiões fiscalizadas
As fiscalizações já ocorreram na região central, Wanel Ville, Jardim Ipiranga, Jardim Simus, Júlio de Mesquita, Jardim Prestes de Barros, Jardim Boa Esperança, Éden, Jardim Maria Antônia Prado, Jardim Santa Lucília e etc.
Grandes corredores comerciais, como as avenidas São Paulo, Juscelino Kubitschek, General Carneiro, Elias Maluf, Paulo Emanuel de Almeida e Itavuvu, e as ruas Coronel Nogueira Padilha e Américo Figueiredo também receberam as ações.
Os canais para denúncias da ilegalidade de funcionamento devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos canais da Ouvidoria no site, via WhatsApp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156. Aos fins de semana e feriados, o atendimento é feito pelo número 153 da Guarda Civil Municipal.
Números da doença
Sorocaba ultrapassou na terça-feira o índice de 1% da população com diagnóstico positivo para o coronavírus, o que significa 6.793 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 6.866 casos confirmados, com 152 mortes e 5.964 recuperados.
Sobre ocupação de leitos, a Santa Casa ativou nesta quarta-feira (8) mais cinco vagas na UTI. Os 35 leitos em operação anteriormente estavam ocupados. A enfermaria também está com 100% de ocupação.
Os números na cidade são: 92% de ocupação dos leitos de UTI na rede pública e 64% de ocupação na rede particular.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí