Questionários online começaram a ser aplicados na segunda-feira (6). Projeto vai até o dia 15 de julho. Acesso limitado à internet e falta de equipamentos dificultam ensino remoto no Brasil
Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa online direcionada à rede pública municipal de ensino de cada uma das cidades do Rio Grande do Norte começou na segunda-feira (6) e vai até o dia 15 de julho. A ideia é ter um diagnóstico de como estudantes, professores e gestores estão enfrentando o período de suspensão das aulas para poder elaborar um plano de retomada das atividades.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Infectologista ensina como usar e lavar máscaras de pano caseiras
O projeto é conduzido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN). A pesquisa usa questionários específicos, para alunos e docentes, com perguntas relacionadas ao período de suspensão das atividades presenciais e também sobre as aulas remotas.
Em maio, o G1 publicou uma reportagem em que mostrava os obstáculos enfrentados pelos alunos da rede pública de educação potiguar para manter as aulas durante o distanciamento social por causa da Covid-19. A pesquisa, no entanto, se debruçará especificamente sobre a situação das escolas municipais.
A Undime explica que o intuito é compreender o desenvolvimento do Plano de Ação e Atividades criadas pelos Municípios, para contribuir com reorganização do calendário e do currículo escolar nesse período de pandemia.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Além disso, a União dos Dirigentes quer também saber dos professores seu local de trabalho, informações sobre a jornada de trabalho, saúde, rotina, acesso à internet e o desenvolvimento de atividades à distância.
Com relação aos estudantes, eles ou seus responsáveis vão responder aos questionários para que as escolas possam, a partir dos dados, criar estratégias de retorno para as aulas presenciais ou dá continuidade das aulas remotas.
Questionários com links de acesso:
Questionário aos Dirigentes Municipais de Educação
Questionário aos Professores (as) da Educação
Questionário para Servidores da educação
Questionário ao Gestor Escolar
Questionário aos Estudantes e/ou Responsáveis da Creche ao Nono Ano
Initial plugin text