Movimento Tradicionalista Gaúcho afirmou que está em tratativas com a Prefeitura de Porto Alegre para definir programação online. Acampamento Farroupilha de 2020 foi cancelado devido à pandemia de coronavírus
Joel Vargas/PMPA
Devido à pandemia da Covid-19, o Acampamento Farroupilha, que ocorre durante o mês de setembro no Parque Harmonia, em Porto Alegre, foi cancelado.
“Não tem como, é impossível fazer presencial. É de 1 a 1,5 milhão de pessoas em um mês. É aglomeração e não tem como tu tomar cuidado”, aponta o presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas do MTG, César Oliveira.
A chama crioula será acesa por cada uma das coordenadorias de maneira simbólica, sem a cerimônia de acendimento e a cavalgada que leva a chama para todo o estado.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho afirmou que a Semana Farroupilha será online e que está em tratativas com a Prefeitura de Porto Alegre para definir a programação.
“Vamos fazer desse limão uma limonada. Não é só nos reinventarmos, temos que aproveitar e projetar o nosso estado pra fora. Matéria-prima nós temos de sobra. Estamos programando uma Semana Farroupilha bem audaciosa. Não dá para mudar o 20 de setembro, o simbologismo é muito forte. Temos que aproveitar e mostrar a nossa riqueza de raiz, e a nossa raiz é forte. Que todo esse sentimento seja uma mola pra que a gente possa ressurgir”, destaca o presidente.
A ex-Primeira Prenda do estado Alessandra Carvalho da Motta é a patrona da Semana Farroupilha 2020, e o tema desta edição será “Gaúchos sem Fronteiras”, para homenagear aqueles que decidiram viver fora do Rio Grande do Sul.