No estado, estão abertas duas agências em Teresina, e as agências dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, José de Freitas, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente. Agência do INSS em Floriano, no Sul do Piauí
Aparecida Santana/TV Clube
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início, nesta segunda-feira (14), ao retorno gradual das agências no Piauí. Nessa primeira fase, o atendimento presencial será feito exclusivamente mediante agendamento, que deve ser feito pelo Meu INSS e telefone 135.
No estado, estão abertas duas agências em Teresina, e as agências dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, José de Freitas, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
As agências abertas na capital são a do bairro Aeroporto, na Zona Norte, e do bairro Pio XII, na Zona Sul.
As únicas agências que fazem a perícia médica em Teresina, localizadas no Centro e no bairro São Cristovão, Zona Leste, permanecem fechadas.
O INSS no Piauí está informando ao público que as perícias médicas agendadas para essas agências serão remarcadas após o retorno do atendimento presencial, mas que ainda não tem uma data prevista para a volta.
Os médicos peritos decidiram não retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (14) e o INSS resolveu suspender as perícias agendadas até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público.
“O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”, informou, em nota, o INSS.
VÍDEOS: veja as notícias mais vistas do G1 Piauí
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text