Estudo é feito por alunos e professores do departamento de fisioterapia e recebe voluntários dos 18 aos 80 anos que foram infectados pelo novo coronavírus. UFPE estuda consequências da Covid-19 na função respiratória e cardiovascular
Um estudo do departamento de fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) seleciona voluntários que tiveram Covid-19 para avaliar, de forma gratuita, se os pacientes tiveram alterações das funções respiratória, cardiovascular e muscular. O trabalho busca investigar os impactos da doença na capacidade funcional e na qualidade de vida dos infectados pelo novo coronavírus (veja vídeo acima).
Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Até esta segunda-feira (14), 65 voluntários fazem parte da pesquisa e devem passar os próximos seis meses realizando consultas mensais no departamento de fisioterapia da UFPE.
Uma das pacientes passou 79 dias internadas após receber o diagnóstico da doença transmitida pelo novo coronavírus. “Passei 28 dias na UTI. Saí sem andar e sem falar por conta da Covid. Estou andando com um pouco de dificuldade, mas a equipe médica é maravilhosa. Devo a Deus e a eles”, afirmou Sandra.
A professora Daniela Brandão explicou qual a intenção da pesquisa. “O objetivo principal é rastrear disfunções respiratórias, cardíacas. Se o paciente tiver disfunção grave, ele vai ser encaminhado e tratado na própria universidade, em parceria com o Hospital das Clínicas”, declarou.
Caso os pacientes tenham sintomas mais leves, o acompanhamento é feito pela internet, por meio da telerreabilitação.
Ao todo, 14 estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado e quatro professores do departamento estão envolvidos no trabalho. “A doença é muito nova, e a gente vem descobrindo a sintomatologia relacionada à Covid à medida que a gente vai estudando, por isso é importante se voluntariar”, disse a professora Shirley Campos.
Para participar da pesquisa, é preciso ter entre 18 e 80 anos e ter recebido o diagnóstico da Covid-19, seja por meio do exame RT-PCR ou através do exame de sangue. É possível entrar em contato através do telefone (81) 98292-6804.
Coronavírus em Pernambuco
Pernambuco chega a 7.874 mortes e 136.672 casos de Covid-19
No domingo (13), com mais 259 casos e 22 óbitos confirmados, o estado passou a ter 136.672 confirmações da doença e 7.874 mortes de infectados pelo novo coronavírus. Os números são contabilizados desde 12 de março, no início da pandemia (veja vídeo acima).
VÍDEOS: Agora é assim? As mudanças na saúde após a pandemia
Initial plugin text