A gerência executiva do órgão informou que os médicos peritos não retornaram ao serviço por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). Sem perícia médica, agências do INSS em Aracaju geram tumultos e reclamações
Depois de cerca de cinco meses e sete datas adiadas, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram o atendimento presencial nesta segunda-feira (14). Nas duas unidades localizadas em Aracaju, houve espera e aglomeração mesmo para quem estava com agendamento marcado.
A gerência executiva do INSS informou que os médicos peritos não retornaram ao serviço por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e que o problema já está sendo resolvido, mas não há previsão de retorno. A situação foi registrada em vários estados.
“As agências foram reabertas, o serviço administrativo está transcorrendo tranquilamente porque a gente fez um planejamento, nós abrimos as agendas só daquelas pessoas que realmente estariam hoje lá. Com relação à perícia médica, infelizmente não é do nosso controle a agenda”, disse o gerente executivo no estado, Raimundo Brito.
Na unidade do Bairro Siqueira Campos, na Zona Norte, o atendimento foi parcial. Funcionários terceirizados informaram que apenas os usuários que precisavam de reabilitação foram atendidos por terceirizados e estagiários, já que os servidores técnicos e analistas decidiram que não retornariam ao trabalho e que continuariam atendendo de forma remota.
Já a agência da Avenida Ivo do Prado, Zona Sul da capital, estava fechada cerca de duas horas depois do início do atendimento.
De acordo com o INSS em Sergipe, não houve registros de problemas nas agências do interior do estado.
Agendamento
O público é atendido das 7h às 13h por agendamento, através do telefone 135 ou pelo site. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.
Clique aqui para acessar o Meu INSS pelo site
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares iOS (Apple)
Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.